Professores inesquecíveis: o impacto humano dos professores na formação de atletas
Palavras-chave:
professores inesquecíveis, narrativas biográficas, atletas Olímpicos, formação humana, Educação FísicaResumo
Entre o suor dos treinos e o brilho das conquistas, há uma presença que nunca se apaga: a do professor. Nas narrativas dos atletas olímpicos brasileiros, emerge o retrato de mestres que vão além da técnica, guiando com cuidado, atenção e determinação o coração de cada aluno. Eles enxergam o potencial onde o próprio atleta ainda não vislumbra, fortalecendo vínculos de confiança, apoio e inspiração. Não são apenas instrutores, mas um agente ativo na promoção de trajetórias de vida mais significativas, são faróis que iluminam caminhos, nutrindo não apenas o corpo, mas também o espírito. No palco das várias memórias vividas, esses professores revelam que o esporte não é apenas dedicação com muito treinamento físico, mas uma jornada humana onde cada salto, cada corrida, cada vitória é fruto de uma educação que transcende. Com suas lições, colaboram na formação integral de atletas, sim, mas, acima de tudo, constroem seres humanos resilientes, completos e prontos para enfrentar além dos desafios da carreira de atleta, os desafios da vida.
Downloads
Referências
Rubio K. A experiência da pesquisa "Memórias olímpicas por atletas olímpicos brasileiros”. Acervo. 2014;27(2):93–105.
Leite SAS, Tagliaferro AR. A afetividade em sala de aula: um professor inesquecível. Psicol Esc e Educ. 2005;9(2):247–60.
Leite SAS. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicol. 2012;20(2):355–68.
Bento JO. Desporto - discurso e substância. Porto: Campo das Letras; 2004.
Zimmermann MA. O professor inesquecível nas narrativas de atletas olímpicos brasileiros [tese]. São Paulo: Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo; 2019.
Zimmermann MA, Rubio K. A lembrança do professor de Educação Física. In: Narrativas Biográficas - Da busca à construção de um método. São Paulo: Kepos; 2016.
Leite SAS. Afetividade nas práticas pedagógicas. Temas em Psicol. 2012;20(2):355–68.
Leite SAS, Molina AS. Cultura e práticas pedagógicas: a qualidade da mediação e a questão do erro em sala de aula. In: Cultura, cognição e afetividade: a sociedade em movimento. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2002.
Machado NJ. Objetividade e subjetividade na construção do conhecimento. In: Afetividade na Escola. São Paulo: Summus; 2003.
Machado NJ. Epistemologia e didática: as concepções de conhecimentos e inteligência e a prática docente. In: Epistemologia e didática: As concepções de conhecimentos e inteligência e a prática docente. São Paulo: Cortez; 2005.
Leite SAS. Prácticas De enseñanza y formación en la profesión: tensiones y caminos compartidos en la universidad. XVI ENDIPE - Encontro Nac Didática e Práticas Ensino. Campinas. 2012;681–92.
Leite SAS. Afetividade: as marcas do professor inesquecível. Campinas: Mercado das Letras; 2018.
Wallon H. Do ato ao pensamento - Ensaio de psicologia comparada. Rio de Janeiro: Vozes; 2008.
Gusdorf G. Professores para quê? Para uma pedagogia da pedagogia. São Paulo: Martins Fontes; 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olimpianos - Journal of Olympic Studies

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores autorizam que outros copiem e redistribuam o material em qualquer suporte ou formato. Remixar, transformar, e criar a partir do material. Não pode usar o material para fins comerciais.