A psicologia nos e-sports: percepção de psicólogos e atletas

Autores

  • Bruno Rezende UNISUAM
  • Igor Rosa UNISUAM
  • Luiz Fellipe Dias da Rocha Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Renata Parente Garcia Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM)
  • Caroline Muniz Centro Universitário de Valença (UNIFAA) e Clube de Regatas do Flamengo (CRF)

Palavras-chave:

Psicologia do Esporte, Jogos eletrônicos, eSports

Resumo

O estudo objetiva explorar a percepção de atletas de e-sports e psicólogos sobre o trabalho da Psicologia nesse contexto. Cinco atletas e cinco psicólogos responderam a questionários eletrônicos. As respostas foram analisadas com o software IRaMuTeQ, formando um corpus de 10 textos, com 72 segmentos de texto (ST), sendo aproveitados 54 ST (75%). Identificaram-se 2.542 ocorrências, com 850 palavras distintas e 540 ocorrendo uma única vez. As palavras mais evocadas na nuvem de palavras foram: “psicólogo” (f = 21), “trabalho” (f = 19) e “time” (f = 16). A análise de similitude destacou “psicólogo”, “trabalho” e “profissional”. A Classificação Hierárquica Descendente categorizou o conteúdo em seis classes: “Interseções entre a vida pessoal e profissional no esporte”, “Autoestima e seus impactos na equipe”, “Atuação do psicólogo nos e-sports”, “Qualificação profissional”, “Focos da intervenção psicológica” e “Importância do trabalho psicológico”. Concluiu-se pela indissociabilidade entre o trabalho do psicólogo e as intervenções grupais, a relevância das intervenções individuais, o impacto da vida pessoal, os efeitos de uma autoestima excessiva, a importância do psicólogo junto à equipe técnica, a escassez de qualificação especializada e o impacto positivo da atuação do psicólogo.

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Publicado

17-06-2025

Edição

Seção

Dossiê - Jogos Olímpicos de Esports