Fantasia de curta duração ou legado de longo prazo? Os Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018 e a construção nacional na Coreia do Sul
DOI:
https://doi.org/10.30937/2526-6314.v5.id113Palavras-chave:
Coreia, ; megaeventos esportivos, construção da nação, Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018Resumo
É argumentado teoricamente e demonstrado empiricamente que os megaeventos esportivos desempenham um papel fundamental na promoção da construção de uma nação nos países anfitriões. Este estudo navega pelo caso dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang 2018, realizados em fevereiro de 2018 na Coreia do Sul, e examina o impacto desse evento esportivo na construção nacional. Para esse fim, este artigo empregou uma pesquisa online que foi realizada três vezes em intervalos determinados nas principais comunidades da web coreanas—janeiro de 2018 (um mês antes dos Jogos Olímpicos), abril de 2018 (dois meses após os Jogos Olímpicos) e março de 2019 (um ano após os Jogos Olímpicos). Este estudo sugere que, embora sediar os Olímpiadas de Pyeongchang 2018 tenha realmente alcançado o efeito de construção da nação, isso foi apenas uma fantasia de curta duração e não um legado de longo prazo.
Downloads
Referências
Hargreaves J. Globalisation theory, global sport, and nations and nationalism. In: Sugden J, Tomlinson A (eds.) Power games: a critical sociology of sport. London and New York; Routledge; 200. p. 25-43.
Tomlinson A, Young C. National identity and global sports events: culture, politics, and spectacles in the Olympics and the football World Cup. Albany, New York: SUNY Press; 2006.
Lee D, Grix J. Soft power, sports mega-events and emerging states: the lure of the politics of attraction. Global Society. 2013; 27: 521-536.
Duminy J. Literature survey: mega-events and the working poor, with a special reference to the 2010 FIFA World Cup. Urban Policies Programme of the policy-research network. Women in Informal Employment: Globalizing and Organizing (WIEGO); 2012.
Jarvie G. Sport, nationalism, and cultural identity. In Allison L (eds.) The changing politics of sport. Manchester: Manchester University Press; 1993. p. 58-83.
Fox J. Consuming the nation: holidays, sports, and the production of collective belonging. Ethnic and Racial Studies. 2006; 29(2): 217-236.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores autorizam que outros copiem e redistribuam o material em qualquer suporte ou formato. Remixar, transformar, e criar a partir do material. Não pode usar o material para fins comerciais.