O mito do herói atleta, 20 anos depois: sua atualidade em um mundo digital
DOI:
https://doi.org/10.30937/2526-6314.v5.id126Palavras-chave:
Psicologia do Esporte, mitologia, jornada do heróiResumo
Após 20 anos da publicação do livro 'O atleta e o mito do herói', de Katia Rubio, diversas mudanças ocorreram na mídia e no mundo esportivo. A expansão das redes sociais, por exemplo, passou a exercer grande influência na vida pessoal e na carreira dos atletas, apresentando novas oportunidades e também desafios. Porém, o atleta ainda vive sua jornada do herói, apenas com novos elementos, trazidos pelas mudanças midiáticas, sociais e mercadológicas. Este artigo apresenta determinadas ideias e símbolos que, desde a Antiguidade grega, auxiliam a compreender a batalha pessoal do atleta, inclusive nos dias atuais. Mais especificamente, traz reflexões sobre os antigos conceitos de autodomínio, da busca por equilíbrio nas virtudes e sobre Héracles lutando com a serpente enquanto símbolo da luta do atleta contra os desafios exteriores e, sobretudo, interiores. A partir disso, são comentados exemplos dos novos desafios dos atletas no séc. XXI, especialmente aqueles relacionados à mídia digital e as mudanças recentes no mercado esportivo. Vale ressaltar o quanto a obra de Katia Rubio representa um marco histórico, responsável por resgatar o entendimento sobre a jornada do herói a fim de interpretar os desafios vivenciados na carreira esportiva, e estabelecendo uma ponte entre o passado e o presente. Como essa jornada e seus desafios permanecem, apesar das mudanças contextuais, as contribuições do livro seguem, também, atuais e relevantes para compreender e auxiliar o atleta em sua carreira e vida pessoal. Essas ideias podem guiar e facilitar, por exemplo, o trabalho individual ou coletivo realizado com os atletas na área da Psicologia do Esporte.
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