Futebol masculino nos Jogos Olímpicos: a mudança do perfil dos medalhistas a partir da limitação de idade nos Jogos Olímpicos de Barcelona-1992

Autores

  • Rovilson de Freitas Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Jogos Olímpicos, futebol, medalhistas

Resumo

O esporte mais popular do planeta sempre teve participação questionada em Jogos Olímpicos.  Em praticamente todas as modalidades, estar nos Jogos Olímpicos representa o ápice para a modalidade e, obviamente, para os atletas. Afinal, é uma grande oportunidade de apresentar-se a pessoas que não têm acesso àquela modalidade no dia a dia. Isso não acontece com o futebol. Em boa parte dos países o futebol faz parte da rotina das pessoas. Além disso, o futebol tem a sua principal competição: a Copa do Mundo da FIFA. Ainda assim, se fez presente na maioria das edições. Numa primeira fase, de forma bastante modesta, depois com amplo domínio dos países do bloco socialista europeu. Entretanto, a partir de 1992, nota-se uma importante mudança no perfil dos medalhistas, justamente quando se muda a regra da idade de participação dos atletas: apenas atletas com até 23 anos podem disputar os Jogos Olímpicos. Essa mudança tira o protagonismo europeu e transfere a maioria das medalhas para países da América Latina e África. Esse trabalho visa analisar quais os motivos para essa nova configuração dos medalhistas. É apresentada a hipótese de que os países com resultados expressivos em competições de base (sub-17 e sub-20) tenham mais vantagens numa competição que possui essa limitação de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Gil AC. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas; 2002.

Rubio K. Atletas Olímpicos brasileiros. São Paulo: Editora Sesi; 2015.

Rubio K. Jogos Olímpicos da era moderna: uma proposta de periodização. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. 2010;24(1): 55-68.

Giglio SS, Rubio K. As relações entre o COI e a Fifa e a formação da Copa do Mundo de Futebol. In Giglio SS; Silva DMM. O Brasil e as Copas do Mundo: futebol, história e política. São Paulo: Zagodoni; 2014.

Colli E. O futebol nos Jogos Olímpicos. Universo Olímpico: uma enciclopédia das olimpíadas. São Paulo: Editora Codex; 2004.

Giglio SS. As estratégias de João Havelange para enfraquecer o futebol olímpico. Revista USP. 2016;108: 67-76.

Downloads

Publicado

01-04-2024

Edição

Seção

Artigo Original