O eSport de “xadrez de fadas”: competências psicológicas de alta performance para o Teamfight Tactics
Palavras-chave:
eSports, competências psicológicas, alta performance, Teamfight TacticsResumo
Os eSports ganham cada vez mais espaço no cenário esportivo em geral, inclusive com a votação unânime aprovando a realização dos Jogos Olímpicos de eSports para 2025. Reconhecendo as diferentes exigências mentais entre os eSports e esportes com características físicas mais predominantes, faz-se necessário um estudo acerca das competências psicológicas envolvidas em seu desempenho. Para o presente estudo, foi selecionado o jogo Teamfight Tactics (TFT), tendo em vista sua relevância mundial e dedicação de sua desenvolvedora para ampliar o cenário competitivo. A análise de conteúdo foi escolhida como método, utilizando capturas de tela do próprio jogo para inferir as competências psicológicas necessárias. Após a exclusão de 38 telas duplicadas ou irrelevantes para desempenho, totalizam-se 11 telas para análise, com um total de 32 partes do jogo relevantes descritas para a inferência. Avaliando o que cada parte do jogo exige do jogador, foram descritas 52 competências psicológicas observáveis que determinam critérios e condições para a excelente performance. O empréstimo do termo “competências” desenvolvido pelos estudos organizacionais foi de significativa relevância para especificar a performance de determinada parte do jogo em questão, evitando conceitos generalistas. Como limitação, a constante atualização de regras do TFT dificulta que as competências sejam compreendidas de forma atemporal, além das inúmeras combinações possíveis de portais, sinergias e aprimoramentos não terem sido inteiramente contempladas. O objetivo do estudo foi atingido, apresentando uma diversa lista com competências psicológicas de performance específica às partes do jogo analisadas. São sugeridas diferentes linhas de pesquisa futuras, como a própria validação por parte de jogadores profissionais da lista de competências elaboradas e o mapeamento de competências de outras modalidades de eSports.
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