e-Sports como uma prática esportiva na atualidade
Palavras-chave:
e-Sports, esportes, Jogos Olímpicos, gamesResumo
A ascensão dos e-Sports nos últimos anos, notada pelos torneios e eventos com elevadas premiações, público expressivo, além de faturamentos anuais bilionários pela indústria de games, trouxe consigo discussões acerca de sua legitimidade como esporte. Esse debate vem se intensificando com a aprovação, pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), da realização dos primeiros Jogos Olímpicos de e-Sports na Arábia Saudita a partir de 2025. Nesse sentido, o presente manuscrito visa analisar os e-Sports como uma prática esportiva na atualidade, através de revisão bibliográfica e qualitativa de materiais nacionais e internacionais publicados entre 2000 e 2024 acerca do tema. Os resultados encontrados abarcam principalmente uma comparação entre as características dos esportes olímpicos e dos e-Sports, tanto em termos técnicos, quanto em relação a salários e premiações, legislação específica e aceitação do público. A partir disso, são trazidas reflexões acerca do significado fluido do termo esporte, da profissionalização de indivíduos que trabalham na área, além de análises a respeito do que pode ser considerado ou não um esporte olímpico na atualidade, e as possíveis implicações do reconhecimento dos e-Sports no contexto olímpico, considerando suas dificuldades e oportunidades. Conclui-se, então, que os e-Sports englobam uma nova fase dos esportes, e que os possíveis efeitos desse reconhecimento já podem ser observados na prática, com uma crescente profissionalização e criação de empregos, além de maior aceitação do público, organização e grande impacto econômico. Porém, destaca-se a necessidade de mais estudos na área para um melhor entendimento futuro dos desdobramentos da legitimação dos e-Sports como esportes
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olimpianos - Journal of Olympic Studies

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores autorizam que outros copiem e redistribuam o material em qualquer suporte ou formato. Remixar, transformar, e criar a partir do material. Não pode usar o material para fins comerciais.