O ciclismo como prática corporal: Apontamentos históricos, desenvolvimento e importância
DOI:
https://doi.org/10.30937/2526-6314.v2n1.id38Palavras-chave:
Ciclismo, Bicicleta, Educação Física, História do esporte, Prática corporalResumo
O Ciclismo é um dos raros esportes que estiveram presentes em todas as edições dos Jogos OlÃmpicos da era moderna. Desde sua concepção rudimentar, datada do século XVIII, a bicicleta passou por diversas melhorias que a formaram como hoje é conhecida, havendo modelos que variam, como as infantis, os modelos básicos para lazer, para o uso na cidade, até as máquinas de competição em diferentes terrenos, frutos de obras da engenharia. Enquanto meio de transporte, afirmado e reconhecido a partir do Código Nacional de Trânsito, promulgado em 1997, a bicicleta no Brasil deixa de ser encarada como um brinquedo ou instrumento destinado ao lazer, sendo então identificada oficialmente como um veÃculo, sujeita a direitos e deveres em sua condução, assim como os demais. O presente estudo teve como objetivo investigar o surgimento e desenvolvimento da bicicleta até se tornar um importante Ãcone olÃmpico. Para isso, utilizamos como método a pesquisa bibliográfica em variadas referências, dando ênfase à s oriundas dos paÃses de origem desse veÃculo, sob a ótica de seus respectivos autores.
Referências
1 Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. BrasÃlia; 2018.
2 Medina JPS. A Educação FÃsica cuida do corpo e mente. Campinas: Papirus; 1983.
3 Brito F, Souza J de. Expansão urbana nas grandes metrópoles: O significado das migrações intrametropolitanas e da mobilidade pendular na reprodução da pobreza. São Paulo em Perspectiva. 2005; 19(4): 48-63.
4 Hadland T, Lessng H. A Beautifully Illustrated History of Nearly Two Centuries of Bicycle Design and Technology. The Eye - Slate’s Design Blog, 2018. [acesso 10 jul. 2018]. DisponÃvel em http://www.slate.com/blogs/the_eye/2014/07/22/bicycle_design_an_illustrated_history_by_tony_hadland_and_hans_erhard_lessing.html.
5 Hadland T, Lessng H. Bicycle design: An illustrated history. Massachusetts: The Mit Press; 2000.
6 Alcorta A. História da bicicleta no mundo. Escola de Bicicleta, 2018. [acesso 06 mai. 2018]. DisponÃvel em: http://www.escoladebicicleta.com.br/historiadabicicleta.html.
7 Bauer CJS. Beschreibung der v. Drais’schen Fahr-Maschine und einiger daran versuchten Verbesserungen. Frankfurt: Westhafen Verlag; 2016.
8 Lessing H. The evidence against “Leonardo’s Bicycleâ€. In: Oddy N, Plas RCV (Ed.). Cycle History 8 Proceedings, 8th International Cycling History Conference. Chapter 5. San Francisco: Cycle Publishing; 1997.
9 De Saunier LB. Histoire générale de la velocipédie. Paris: Paul Ollendorff; 1891.
10 Assekuranzmakler TK. Karl Drais Erfinder des Laufrades - BR3. [acesso 19 mar. 2019]. DisponÃvel em: https://www.youtube.com/watch?v=W9euy5Rg2EU.
11 Technoseum. 2 Räder - 200 Jahre: Freiherr von Drais und die Geschichte des Fahrrades. Stuttgart: Theiss; 2016.
12 Schetino AM. Pedalando na Modernidade: a bicicleta e o Ciclismo na transição do século XIX para o XX. Rio de Janeiro: Apicuri; 2008.
13 Herlihy DV. Bicycle: The history. New Haven: Yale University Press; 2006.
14 Venet P. L'Histoire du vélo - L'Histoire 2: La bicyclette. Cyclo Dada, 2018. [acesso 30 jun. 2018]. DisponÃvel em: http://spader.free.fr/musee/histoire0.htm.
15 Belotta JCA. Ciclovida: Pedalando na cidade. Curitiba: UFPR/PROEC; 2016.
16 Dunlop. Sobre a Dunlop - Nasce o Pneu, nasce a Dunlop. Dunlop Pneus, 2018. [acesso 10 jul. 2018]. DisponÃvel em: http://www.dunloppneus.com.br/sobre-a-dunlop.
17 BrasÃlia. Caderno de referência para elaboração de plano de mobilidade por bicicleta nas cidades. Programa Brasileiro De Mobilidade Por Bicicleta – Bicicleta Brasil. BrasÃlia: Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana; 2007.
18 Heine J, Praderes J. The golden age of handbuilt bicycles: Craftsmanship, elegance, and function. New York: Rizzoli; 2009.
19 Olympic. Cycling road. Olympic Games, 2018. [acesso 04 jul. 2018]. DisponÃvel em: https://www.olympic.org/cycling-road.
20 Tour de France. The history of the Tour de France, 2018. [acesso 04 jul. 2018]. DisponÃvel em: https://www.letour.fr/en/history.
21 GEO. Olimpianos - atletas OlÃmpicos do Brasil: Mauro Ribeiro. Grupo de Estudos OlÃmpicos da EEFEUSP, 2018. [acesso 30 jun. 2018]. DisponÃvel em: http://www.olimpianos.com.br/consulta_verb2.php?&mod=Ciclismo&cod=MAURO%20RIBEIRO.
22 Olympic. Cycling track. Olympic Games. 2018. [acesso 04 jul. 2018]. DisponÃvel em: https://www.olympic.org/cycling-track>
23 Olympic. Cycling mountain bike. Olympic Games. 2018. [acesso 04 jul. 2018]. DisponÃvel em: https://www.olympic.org/cycling-mountain-bike.
24 Olympic. Cycling BMX. Olympic Games. 2018. [acesso 04 jul. 2018]. DisponÃvel em: https://www.olympic.org/cycling-bmx.
25 Pascal S. Paris-Roubaix, Chronique d'une Légende. Bélgica: Flandria Nostra; 1989.
26 Melo VA de. Dicionário do esporte no Brasil: do século XIX ao inÃcio do século XX. Campinas: Autores Associados; 2007.
27 Caloi. Escrevemos a história da bicicleta no Brasil. [acesso 19 mar. 2019]. DisponÃvel em: http://www.caloi.com/a-caloi.
28 Soares AG, Guth, D, Amaral JP, Maciel M. A Bicicleta no Brasil. São Paulo: Aliança Bike; 2015.
29 Abraciclo. Produção de bicicletas cresce 15,9% em 2018. Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, 2018. [acesso 19 mar. 2019]. DisponÃvel em: http://www.abraciclo.com.br/2019/1276-producao-de-bicicletas-cresce-15-9-em-2018.
30 Maciel M. Bicicletas elétricas: Como e por que incentivá-las. São Paulo: Aliança Bike; 2018.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores autorizam que outros copiem e redistribuam o material em qualquer suporte ou formato. Remixar, transformar, e criar a partir do material. Não pode usar o material para fins comerciais.