De “maõs vazias” a “mãos com luvas”: Uma análise sociológica sobre o Karate e os Jogos Olímpicos

Autores

  • Marcelo Alberto de Oliveira Universidade de São Paulo - USP https://orcid.org/0000-0001-8555-3605
  • Tiago Oviedo Frosi Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS http://orcid.org/0000-0003-4013-0996
  • Ricardo João Sonoda Nunes Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Thiago Farias da Fonseca Pimenta Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil | Universidade Positivo - UP
  • Carlos Alberto Bueno dos Reis Júnior Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0003-4759-7935
  • Narayana Astra van Amstel Universidade Federal do Paraná - UFPR https://orcid.org/0000-0002-8707-2423

DOI:

https://doi.org/10.30937/2526-6314.v2n1.id40

Palavras-chave:

Karate; Esporte; Jogos Olímpicos; Movimento Olímpico; Sociologia do Esporte.

Resumo

Quando uma perspectiva sociológica é destinada a organizações esportivas em sentido geral é possível encontrar, em um enredo complexo, disputas de poder que condicionam o futuro de seus agentes (atletas, técnicos, gestores, presidentes dentre outros). Visando investigar como essas disputas de poder se comportam e estabelecem conexões historicamente, utilizamos documentos oficiais e fontes secundárias para discutir, com Pierre Bourdieu e outros pensadores, a apresentação de como se constitui o campo esportivo onde o Karate, como esporte, se enquadra com os fatores condicionantes para sua entrada no quadro de modalidades oficiais do Comitê Olímpico Internacional. Como resultado da pesquisa, observou-se que a entrada do Karate nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi caracterizada por várias mudanças estruturais para se adequar aos preceitos morais, éticos e de segurança do Movimento Olímpico Moderno.

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Biografia do Autor

Marcelo Alberto de Oliveira, Universidade de São Paulo - USP

Mestrando em Educação Física e Esporte pela Universidade de São Paulo (USP); Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ex-bolsista do governo japonês – cursou Desenvolvimento Internacional através do Esporte (IDS) no Tsukuba Summer Institute (TSI) da Universidade de Tsukuba (Japão); membro do Grupo de Estudos PULA e do Grupo de Estudos Olímpicos (GEO), ambos vinculados ao Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano (CESC) da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP; membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE); seus principais campos de pesquisa adentram em Filosofia, História, Psicologia e Sociologia, todos com enfoque no Esporte; seu principal objeto de pesquisa é o Karate-DŠno Brasil.

Tiago Oviedo Frosi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Especialista em Psicologia Transpessoal (SPEI); Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Instrutor e Ãrbitro Internacional da Japan Karate Shotofederation formado na Universidade Teikyo (Japão); Ex-Presidente da Confederação Brasileira de Karate Shotokan – CBKS; seus principais campos de pesquisa adentram em Filosofia, História, Psicologia e Sociologia, com enfoque no Esporte e nas Práticas Integrativas.

Ricardo João Sonoda Nunes, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), é Graduado e Mestre em Educação Física pela mesma instituição. Atualmente é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Diretor de Marketing da Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE), Secretário Geral da Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva (ALGEDE) e Coordenador Científico da área Gerencia del Deporte da Asociación Latinoamericana de Ciencias del Deporte, Educación Física y Danza (ALCIDED). É pesquisador no Centro de Pesquisas em Esporte, Lazer e Sociedade da UFPR e no Grupo Processos Civilizadores da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ambos cadastrados no CNPq. É membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), da North American Society for Sociology of Sport/NASSS, da International Sociology of Sport Association/ISSA, da International Martial Arts and Combat Sports Scientific Society/IMACSSS e da Associação Brasileira de Gestão do Esporte/ABRAGESP. Possui experiência nas áreas de Esporte e Lazer atuando principalmente nas temáticas Políticas Públicas de Esporte e Lazer, Administração e Gestão Esportiva, Gestão de Projetos e Eventos, Captação de Recursos, Inovação e Lutas Aplicadas à Educação Física. Praticante de artes marciais/lutas é Faixa Preta 2º DAN em Taekwondo e 2º DAN em Hapkido.

Thiago Farias da Fonseca Pimenta, Centro Universitário Autônomo do Brasil - UniBrasil | Universidade Positivo - UP

Graduado em Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/BAURU - (2003), graduado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008), Especialização em Esporte Escolar pela Universidade de Brasília - Unb (2007), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2007), Doutor em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista UNESP Rio Claro (2016). Atualmente é docente do departamento de Educação Física do UNIBRASIL Centro Universitário e da Universidade Positivo (UP), Curitiba PR. Possui experiência docente no ensino superior na Faculdade Integração Tietê - FIT (2 anos) cidade de Tietê/SP, experiência como Professor do quadro efetivo de Educação Física do ensino fundamental e médio do Estado de São Paulo (2 anos), professor do quadro efetivo e Técnico de Educação Física - TEF - da Prefeitura Municipal de São Paulo - secretaria de esportes - com atuação em organização de eventos comunitários e esportes coletivos. Praticante de Jiu-Jitsu, Faixa preta 1 DAN de Taekwondo. Ãrea de atuação: Sociologia, com ênfase em sociologia do esporte e lutas atuando principalmente nos seguintes temas: Sociologia do esporte, Lutas, Desenvolvimento a Aprendizagem Motora, Pedagogia do Esporte, Educação Física Escolar e Formação Profissional.

Carlos Alberto Bueno dos Reis Júnior, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação Física na Universidade Federal do Paraná (UFPR), na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Bacharel em Educação Física pela UFPR. Possui Graduação Sanduíche na China, por meio do Programa Ciência sem Fronteiras (bolsista CAPES) - em Idioma Mandarim e Humanidades, pela Universidade Normal da China Central (08/2014 a 07/2015), e em Artes Marciais e Práticas Corporais Tradicionais Chinesas, pela Universidade de Esportes de Beijing (08/2015 a 07/2016). Membro do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS). Pesquisador nas áreas de História e Sociologia do Esporte, tendo como objetos de estudo o fenômeno da esportivização, e também as lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate. Dedica especial atenção aos processos históricos de reorganização e esportivização de práticas corporais autóctones chinesas.

Narayana Astra van Amstel, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná na área de Esporte, Lazer e Sociedade. Bacharel em Educação Física pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2015). Massoterapeuta pelo Instituto Federal do Paraná (2014). Aluno de Licenciatura em Educação física pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

08-05-2019

Edição

Seção

Artigo Original