Significados de competir: Os múltiplos entendimentos da experiência no campeonato entre alunos do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.30937/2526-6314.v2n1.id45Palavras-chave:
Educação OlÃmpica, representações sociais, valores, esporte, competiçãoResumo
Olimpismo é uma filosofia de vida idealizada por Pierre de Coubertin, cujo princÃpio era a busca de valores através do esporte. A partir da visão de Coubertin, a Educação OlÃmpica foi estruturada e poderia ser aplicada para disseminar tais valores, cujo papel é capacitar o aluno a construir sua consciência como instância autônoma de reflexão e, o esporte, potencializar a discussão de valores e exercitar relações humanas. . Este artigo tem como objetivo descrever quais são os melhores e piores momentos dos estudantes após uma competição. Vinte e quatro alunos (7 a 11 anos), ambos os sexos, integrantes da equipe de queimada de uma escola pública. Resultados: Melhores momentos: 54,16% relacionados à vitória da equipe, 41,66% ao sucesso pessoal e 4,1% a momentos com amigos. Piores momentos: 29,16% relacionados a derrota, 37,5% a falhas pessoais, 20,83% a percepções pessoais, 8,3% à escolha de um árbitro errado e, a 4,16%, não houve pior momento. Conclui-se que, embora esta proposta de Educação OlÃmpica aumente a conduta ética e o desenvolvimento de valores, a vitória / derrota ainda emergem como as principais preocupações da equipe. Isso leva à busca de outras estratégias para renovar possÃveis representações sociais sobre a competição e o esporte em geral.
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