Escala de Educação e Valores Olímpicos (EEVO-15): O desafio de mensurar valores humanos na prática educativa
DOI:
https://doi.org/10.30937/2526-6314.v2n3.id61Palavras-chave:
Habilidade socioemocional, Esporte, Valores Olímpicos, Avaliação, EducaçãoResumo
No ambiente escolar, os valores humanos se manifestam na rotina diária e mensurá-los é um desafio e um dilema. No entanto, o novo documento norteador da educação no Brasil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) demanda que as habilidades socioemocionais sejam consideradas no processo de ensino e aprendizagem. São poucos os instrumentos capazes de avaliar a relação entre o esporte, a educação e os valores olÃmpicos, que são, no limite, valores humanos. O objetivo deste estudo foi observar as respostas de alunos a respeito dos valores humanos e estimar evidências de validade e precisão da Escala de Educação e Valores OlÃmpicos (EEVO-15). Participaram deste estudo 138 alunos com idade entre sete e 14 anos (10±1,23), 68 meninas (49,3%) e 70 meninos (50,7%), com aulas regulares de educação fÃsica, em duas escolas públicas da Grande São Paulo, Brasil. A Análise Fatorial Confirmatória apresentou a estrutura interna composta por três fatores, com alfas de Cronbach de 0,70 e 0,64 e 0,67, respectivamente. Apenas no fator F1, associado a amizade, houve diferença estatisticamente significativa com a variável sexo, porém, nos demais fatores as meninas também apresentaram, em média, respostas mais elevadas. No grupo de meninas verificou-se que, com o aumento da idade, a pontuação no amizade aumenta e a pontuação média no fator autogestão das emoções diminui. A EEVO-15 apresentou resultados psicométricos iniciais satisfatórios, mas sugere-se ajustes e novos estudos. Ao final, considera-se que a avaliação pode ser um instrumento relevante para o professor trilhar novos rumos de atuação com alunos, além da necessidade de medir a abrangência alcançada com atividades que estimulem os valores em ações de esporte.
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